Prova para tirar CNH inclui ditado

Fev 11, 2011   //  por silvana   //   REPORTAGENS  //  No Comments

fonte: Jornal o Liberal 11.2.2011 – 09:32

Os candidatos a primeira habilitação terão de provar que não são analfabetos. Conforme as novas regras divulgadas pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e que passam a valer a partir de hoje, a prova teórica para retirada da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) deverá incluir um ditado. Outra mudança atinge o sistema de registro de digitais. As mudanças atingem, inclusive, as pessoas que já iniciaram os procedimentos visando a obtenção da CNH. De acordo com o comunicado do Detran, “a Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito), que contempla o agendamento eletrônico para os procedimentos de primeira habilitação, deverão temporariamente realizar, junto com a prova teórica, ditado ou cópia de texto, no espaço de no máximo quatro linhas”.

Com o argumento de melhorar o sistema e-CNHsp, a Divisão de Controle do Interior do Detran anunciou também que os candidatos a primeira habilitação não precisarão mais registrar a digital no início e no fim das aulas teóricas. O órgão reconheceu que havia a necessidade de estabelecer diretrizes que viabilizem a operacionalização do sistema e-CNHsp.

Conforme matéria publicada pelo LIBERAL no dia 21 de janeiro, o sistema de identificação digital dos alunos que frequentam os CFCs (Centro de Formação de Condutores) da região não estava suportando a sobrecarga de usuários. A queda frequente da conexão na rede operada pelo Detran estava trazendo transtornos. Os alunos eram obrigados a voltar duas vezes à sede do CFC para fazer o registro da digital e provar que participaram das aulas.

ENTIDADES
No comunicado, o órgão admitiu que “é dever da Administração Pública disponibilizar as entidades credenciadas pelo Departamento Estadual de Trânsito, bem como aos usuários do sistema, informações que possibilitem o pleno conhecimento da rotina de implantação do sistema e-CNHsp”.

Com as mudanças, que já estão valendo, o procedimento de coleta biométrica para convalidação de aulas teóricas aplicadas pelos CFCs credenciados passa a ser realizado uma única vez, somente na abertura das aulas. Está dispensada, temporariamente, a coleta biométrica para o fechamento de aulas.

O Detran chama a atenção para a responsabilidade do aluno e dos centros de formação para que garantam a presença do candidato a motorista nas aulas teóricas. O órgão atribui ao instrutor ou diretor de ensino “a responsabilidade administrativa e criminal” por possíveis fraudes na freqüência das aulas.

Leave a comment